A Qualidade de vida no trabalho (QVT) é um ponto muito importante para os colaboradores, as empresas e a sociedade. Afinal, os brasileiros passam em média 8 horas diárias no trabalho conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Isso representa mais de 33% do dia do colaborador dedicado às atividades da empresa que o emprega, sem contar o tempo de deslocamento para o local que neste cálculo pode acabar ocupando até meio dia de uma pessoa.
Partindo da questão de que quase 12 horas do dia de um colaborador sejam dedicadas ao trabalho, tornar a sua empresa um local de acolhimento é indispensável.
Quem investe em saúde e bem-estar das suas equipes colhe bons resultados, retendo talentos, atingindo mais metas de crescimento ou também atraindo mais pessoas para fazerem parte da companhia.
Aproveite e confira a seguir como a aplicação do QVT traz benefícios para as empresas.
O que é QVT?
QVT é a sigla que identifica a qualidade de vida no trabalho, um termo relativamente novo no ambiente corporativo.
Equipes de gerações um pouco mais antigas não imaginariam ler em uma mesma expressão qualidade de vida e trabalho juntas. Isso porque a forma de encarar o trabalho estava bem associada a prestação de serviços em troca de remuneração.
No entanto, as gerações Y, Z e Alfa vêm para mudar o mercado de trabalho de maneira positiva. Por conta de as atividades profissionais ocuparem boa parte de um dia, eles buscam encontrar satisfação pessoal e bem-estar naquilo que realizam no trabalho.
Propósito e equilíbrio entre vida e trabalho
É o tal do encontrar o propósito para aquilo que faço, me sentindo útil, sendo reconhecido e me sentindo bem onde estou, que envolve a qualidade de vida e equilíbrio disso com o trabalho.
Nada mal uma virada de chave tão positiva quanto essa, a questão é aliar essas práticas com o mercado de trabalho que possui práticas enraizadas há muito tempo. E começar a aplicá-las não é tão difícil como parece.
A qualidade de vida no trabalho possui 3 bases principais:
- bem-estar físico
- bem-estar mental
- bem-estar econômico
Conheça um pouco sobre cada um deles a seguir.
Bem-estar econômico
O QVT na prática vai muito além de uns pufes coloridos pela empresa. Começa por uma remuneração adequada ao mercado de trabalho, ao cargo que o colaborador ocupa, às funções que ele desempenha, ao tempo de empresa, aos resultados de entrega e à equipe que compõe.
Bem-estar físico
Em seguida, vem suporte para a saúde e segurança do colaborador que pode contar com planos de saúde, convênios, rede de descontos e um programa de segurança no trabalho bem aplicado nas empresas.
Aliás, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem papel atuante dentro das organizações para promover a segurança do colaborador, mantendo em pauta o bem-estar físico e a saúde ocupacional na visão estratégica de um negócio.
Bem-estar mental
Por fim, a saúde mental que é o assunto da vez diante de um número crescente de casos de afastamento de pessoal do trabalho por conta dessa condição. O Brasil é o 2º país do mundo com mais casos de Burnout conforme o International Stress Management Association (ISMA-BR).
Desta forma, olhar para a saúde mental vai além de suporte psicológico, ações positivas de engajamento, descontração e reconhecimento de colaborador/equipes. Está no respeito ao horário de trabalho, no pagamento em dia, na clareza de desempenho do colaborador e da empresa, sabendo se ele está indo bem de fato e como pode melhorar.
As práticas que envolvem uma gestão de pessoas ativa e atuante dentro das empresas são fundamentais para a manutenção dos negócios do futuro.
Qualidade de Vida no Trabalho na sua empresa
Cuidar dos clientes internos, conhecidos também como colaboradores, é um dos focos das empresas atualmente.
Afinal, só com uma equipe engajada é possível atingir os resultados que as empregadoras almejam. E a sociedade só tem a ganhar com projetos que buscam cuidar do bem-estar dos trabalhadores.
Colaboradores engajados são a base do bom atendimento aos clientes. E clientes bem atendidos retornam e compram mais. Essa é a fórmula do negócio.
Só que no meio do caminho da teoria para a prática há inúmeros desafios na gestão de recursos humanos, incluindo as obrigações legais que a área precisa atender bem como recrutamento, seleção e retenção de talentos.
Para auxiliar você, separamos 3 dicas para você incluir a qualidade de vida como uma estratégia de gestão de pessoas para retenção de talentos na sua empresa.
3 dicas para aplicar qualidade de vida como estratégia de negócio
Confira algumas dicas de como você pode começar a colocar a QVT em prática.
1. Invista nos seus colaboradores
Colaboradores se sentem reconhecidos ao participarem de cursos e treinamentos que tenham a ver com a área de atuação dele na empresa. Além disso, uma boa estratégia de remuneração e bonificação motiva as equipes a alcançarem suas metas.
Outra questão está em investir tempo, ouvindo-os por meio de pesquisas de clima para entender como está a satisfação geral com a empresa, benefícios e outros pontos a serem analisados.
Daí surgem sempre bons insights de melhorias para aplicar na prática para a qualidade de vida, incluindo os benefícios que a empresa oferece.
2. Cuide da estrutura da empresa
E aqui ninguém está falando novamente de incluir pufes coloridos no ambiente de trabalho. Claro, se isso fizer sentido com a empresa, aparecer em uma pesquisa de clima como sugestão de melhoria e de fato melhorar a satisfação dos colaboradores, ok. Caso contrário, há pequenas coisas que podem e devem ser cuidadas no dia a dia.
Faça algumas perguntas e avalie como a sua empresa está:
- Os equipamentos que eles utilizam estão adequados com a demanda de trabalho?
- Os banheiros estão todos funcionando, incluindo portas, descargas e torneiras?
- Há um refeitório que acomode as pessoas que desejam almoçar na empresa?
- Têm pontos de água para consumo acessíveis aos colaboradores?
- Como é a estrutura da copa para as equipes utilizarem?
- As cadeiras de todos os colaboradores estão boas?
- Há área de descanso para as equipes no intervalo?
A partir disso, muito trabalho já pode ser desenvolvido na sua empresa.
3. Invista em QVT
Voltar recursos para a área de qualidade de vida no trabalho não é custo e sim investimento. Trabalhe essa ideia na sua empresa e promova bons resultados para ela e as suas equipes. Aliás, realizar uma pesquisa de clima como base e sugerir mudanças positivas para os indicadores que surgirem dela é um ótimo caminho a seguir.
Para auxiliar o RH na gestão de pessoas e na implantação do QVT conte com a solução da You Senior.
Conte com a You Senior para a Gestão de Pessoas
A You Senior é uma representante autorizada da Senior e possui soluções exclusivas em Gestão de Pessoas | HCM. O sistema conta com módulos de:
- Relações trabalhistas;
- Remuneração;
- Desenvolvimento organizacional;
- Especializações;
- Qualidade de vida.
Com esse empurrãozinho da tecnologia, é possível reunir todas as informações necessárias em um só lugar! Tenha ainda mais segurança para cumprir as obrigações legais da sua empresa e promover qualidade de vida no trabalho aos colaboradores.
Para saber mais, entre em contato conosco.
Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para não perder as novidades da You Senior. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.