Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho no Brasil (CLT), é obrigatória a marcação do ponto dos colaboradores em empresas com mais de 20 funcionários.
Se o seu empreendimento se enquadra dentro destes requisitos, é preciso realizar essa ação para fazer cumprir a lei e também para evitar o recebimento de multas ou processos sobre essa prática.
No entanto, há 3 maneiras de realizar o registro do ponto nas empresas. Então, confira quais são as formas permitidas pela CLT:
- registro manual;
- registro mecânico;
- registro eletrônico.
E o que muda entre essas opções é o trabalho de levantamento dos dados para apuração das jornadas de trabalho e elaboração das folhas de pagamento. Por isso, aprenda mais sobre como a tecnologia pode auxiliar neste processo e apoiar a sua empresa com as obrigações legais.
5 vantagens em aplicar o registro de ponto eletrônico (REP)
O Registro do Ponto Eletrônico (REP) demanda menos trabalho de apuração e maior controle da jornada de trabalho dos colaboradores. Por isso, elencamos 5 vantagens ao aplicar a marcação de ponto eletrônica na sua empresa.
1 – Aumento do controle
Apesar de ser uma obrigação prevista pela CLT, o controle do ponto também é uma forma do empregador conferir se o seu colaborador está cumprindo a jornada de trabalho para qual foi contratado.
Esse tipo de controle se faz necessário para acompanhar a produtividade em tempo real. Por isso, o fácil acesso ao ponto das equipes permite tomar decisões nos momentos certos, corrigindo condutas e também garantindo os resultados comerciais da sua empresa.
2 – Cumprimento da lei
Conforme a CLT, o registro do ponto é obrigatório assim como a prestação de contas dos registros e das jornadas de trabalho cumpridas pelos colaboradores.
Neste caso, contar com um sistema de registro de ponto eletrônico facilita no cumprimento das obrigações legais.
O REP apura as batidas feitas por cada colaborador e gera relatórios compatíveis para o envio aos órgãos fiscalizadores. Isso otimiza o trabalho das equipes de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e/ou áreas de contabilidade e fiscal responsáveis por essa atividade na sua empresa.
3 – Maior agilidade ao RH
Se o setor de Recursos Humanos da sua empresa puder dedicar menos tempo para a conferência manual de ponto, maior será a agilidade e a entrega de resultados.
Desta forma, um sistema de registro de ponto eletrônico permite que quem cuida desta área na empresa participe e desenvolva mais atividades estratégicas.
Entre algumas das atividades está a análise desses dados gerados pelas batidas do ponto.
Muitas faltas, atrasos e horas extras podem ser vistos como um sinal de alerta e de revisão das atividades desenvolvidas tanto pelos colaboradores como também pela empresa. Nesse caso, ajustes e mudanças podem ou devem ocorrer.
4 – Melhores relatórios e indicadores
Como citamos no item anterior, os dados gerados pela marcação eletrônica do ponto podem ser convertidos facilmente em relatórios e indicadores na sua empresa.
Com base em dados de ausência, pode ser calculado o índice de absenteísmo. Esse indicador revela como está o cumprimento das jornadas de trabalho das equipes.
Outro indicador importante que o registro de ponto pode trazer é o número de horas extras. Caso esse nível esteja muito alto, talvez seja o momento para:
- rever o desempenho e entrega das equipes;
- planejar aumento de quadro;
- implantar novos turnos de trabalho;
- contratar prestadores de serviço terceiros para algumas atividades;
- aplicar soluções tecnológicas para automatizar atividades operacionais repetitivas.
Entre uma das soluções de tecnologia está o próprio registro do ponto eletrônico, que gera dados para mais melhorias. Viu como dados aplicados de forma correta permitem otimizar processos de gestão com foco em promover o crescimento do seu negócio?
Então, confira o último item dessa lista que é o que tudo isso resulta para as empresas!
5 – Redução de custos
Nem todo gasto é investimento, muitas vezes ele pode ser custo. Só que a implantação de um sistema de ponto eletrônico é um grande avanço de tecnologia para o setor de RH.
Em uma área com processos ainda muito manuais, tudo o que facilita a operação que envolve tantas regras e risco para uma empresa é investimento.
A presença do ponto eletrônico impacta a redução de custos, desde o evitar erros de cálculo em folha de pagamento até o não precisar aumentar a equipe de RH com profissionais apenas para conferência de ponto.
Poder contratar profissionais mais dedicados a atividades estratégicas, apurar indicadores em uma área ainda pouco observada, mas que é a porta de entrada de todas as áreas da empresa, é muito importante.
Todos os dados que surgem dessa mudança servem para melhores processos e aumentar a lucratividade do seu negócio.
Conte com o sistema de Gestão de Pessoas da Senior
Agora que você já conhece todas as vantagens de ter um sistema de ponto eletrônico na sua empresa, conte com a solução de Gestão de Pessoas da Senior. Essa tecnologia atende aos requisitos técnicos exigidos pela CLT, garantindo que seu negócio cumpra as obrigações legais.
O sistema possui um módulo exclusivo de gestão de ponto, facilitando a observação do cumprimento das jornadas de trabalho e a geração de dados para folha de pagamento e indicadores. Isso permite que as equipes de RH deem um upgrade na estratégia do seu negócio com dados.
A You Senior é uma representante autorizada Senior. Nós possuímos experiência de mercado para atuar na implantação do sistema de Gestão de Pessoas e também na integração da solução com os sistemas de ERP e as máquinas de coleta de ponto da sua empresa.
Entre em contato com a You Senior e descubra a nossa solução.
Acompanhe as nossas redes sociais e não perca as novidades da You Senior. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.