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A imagem mostra duas mulheres trabalhando em um RH.

27 de julho de 2023

O RH da sua empresa está alinhado com resultados?

O departamento de Recursos Humanos (RH) é visto como um gestor de rotinas burocráticas. A sua função principal se resumiria à tarefa mecânica de administrar as relações trabalhistas, segundo um roteiro pré-definido.

Antigamente, os funcionários seriam sequências de números em sistemas de cadastro automatizados, e as respostas para a maioria dos desafios estariam dadas por alguma lei. Esse tipo de RH ocorre de modo “engessado”, ou seja, com pouco espaço para a criatividade, de forma desarticulada das estratégias e metas da empresa.

Esse modo de gestão obsoleto vai aos poucos dando lugar para uma administração muito mais focada em resultados, aberta a inovações e que trabalha em estreita articulação com os objetivos estabelecidos pela alta administração da empresa.

A importância de modernizar esse setor ficou evidente durante a pandemia do Covid-19, em 2020. A necessidade de manter o processo de contratação ativo durante o distanciamento social, bem como de medir o desempenho e gerenciar as metas das equipes em meio ao trabalho remoto, levantou diversos questionamentos que impulsionaram uma significativa mudança no setor de RH.

Essa nova realidade trouxe à tona a importância de encontrar soluções inovadoras para continuar desempenhando as tarefas tradicionais do RH, adaptando-se a um cenário completamente novo e desafiador.

A tecnologia foi a solução para todas as perguntas. Nesse contexto, apresentaremos inovações que foram especialmente pensadas para tornar o RH cada vez mais digital e revolucionar a gestão de pessoas da sua empresa.

Continue a leitura e saiba mais!

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Tecnologias que impulsionam resultados

Líder de mercado e aprovada por 8 em cada 10 profissionais de RH, o HCM da Senior, parceira da You Senior, trata-se de uma tecnologia mais avançada aplicada às tarefas de atrair, engajar, desenvolver e reter o capital humano.

Com esse sistema, muitos processos são automatizados e ganham uma injeção de eficiência e agilidade, liberando o setor para outras tarefas mais estratégicas e criativas. Todas as informações ficam reunidas em um só lugar e a empresa passa a contar com um RH 24 horas, sete dias por semana.

Ao todo são sete módulos com soluções voltadas para o Departamento de Pessoal – Autoatendimento, Administração de Pessoal, Ponto eletrônico, Saúde e segurança, Planejamento de Pessoal, Admissão Digital e e-Social. E para a Gestão de Talentos, são cinco módulos: Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento e Performance, Moods (Pesquisa de Clima), Remuneração e Rede Social Colaborativa.

Destacamos algumas dessas soluções e suas funcionalidades:

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Autoatendimento

O HCM da Senior atua como um RH 24×7, dando muito mais autonomia, independência e mobilidade no acesso à informações.

Vejamos algumas funcionalidades ligadas a essas características:

– Decisões baseadas em dados em todos os níveis hierárquicos;

– Automatização dos processos de atualização cadastral;

– Planejamento de férias automatizado e simplificado;

– Protagonismo estimulado com colaboradores atualizando seus perfis;

– Atendimento ao colaborador por meio da Sara, o chatbot virtual da Senior, no WhatsApp.

Com o uso da inteligência artificial, a Sara consegue responder perguntas relacionadas a folha de pagamento, saldo de férias e recebimento de feedback. As informações ficam disponíveis 24×7, sem necessidade de aplicativos adicionais – tudo de forma ágil, transparente e padronizada.

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Administração de Pessoal

A solução da Senior é referência em compliance com a legislação brasileira, ajudando as empresas a manterem-se em dia com as obrigações legais.

São algumas características desse módulo:

– Produtividade e automação na execução das rotinas trabalhistas;

– Flexibilidade na adequação das regras e definições sindicais da empresa;

– Eliminação de riscos com uma solução adequada à legislação;

– Gerenciamento do envio dos eventos do eSocial em uma única plataforma;

– Confiabilidade nos valores da folha de pagamento;

– Gestão automatizada dos benefícios concedidos pela empresa aos seus colaboradores, eliminando erros.

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Admissão Digital

Trata-se de uma ferramenta essencial em tempos de distanciamento social, em que os seletivos presenciais estão comprometidos. Com ela, é possível fugir dos processos morosos e tornar a admissão algo totalmente digital, e, por isso, mais ágil, rápido e estratégico, em alinhamento direto com as metas da empresa.

Vejamos o que esta ferramenta da Senior possibilita:

– Armazenamento de todos os documentos na nuvem;

– Redução significativa do tempo para completar o processo de admissão;

– Eliminação da necessidade de deslocamentos para a coleta de documentos;

– Personalização do processo conforme o tipo de contratação;

– Qualificação dos documentos no eSocial;

– Comunicação entre novo colaborador e RH.

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Pesquisa de clima (Moods)

Com a Pesquisa de Clima, a sua empresa pode dar voz aos colaboradores e usar os insights deles para  melhorar o ambiente organizacional e tomar boas decisões.

Essa cultura de “Employee listening” (em tradução literal: “Escuta dos funcionários”) democratiza a participação nos assuntos da empresa e possibilita um clima de convivência saudável com as lideranças de toda a organização.

Vejamos o que você pode fazer com essa ferramenta:

– Personalizar o questionário de acordo com a sua necessidade;

– Adotar o eNPS (employee Net Promoted Score) como métrica;

– Estimular os gestores a tomarem ações baseadas em dados;

– Promover ações eficazes para a melhoria do clima;

– Aumentar a retenção de seus colaboradores;

– Tomar decisões assertivas por meio de Analytics com informações e insights relevantes.

É notável que o Departamento de Recursos Humanos (RH) tem passado por uma transformação significativa, saindo de uma abordagem engessada e burocrática para uma gestão mais focada em resultados e estratégias.

A pandemia do Covid-19 agiu como um catalisador para essa mudança, obrigando as empresas a repensar suas práticas de contratação, gerenciamento de desempenho e trabalho remoto. Nesse contexto, a tecnologia se mostrou a grande aliada para impulsionar o RH rumo à modernização e eficiência.

Uma das soluções tecnológicas que se destacam é o HCM da Senior, que oferece uma abordagem avançada para atrair, engajar, desenvolver e reter o capital humano. Com processos automatizados e centralização de informações, o setor ganha agilidade e liberdade para se concentrar em tarefas mais estratégicas.

Além disso, a adoção de ferramentas como o chatbot virtual Sara e a Pesquisa de Clima (Moods) possibilita uma comunicação mais ágil e aberta com os colaboradores, permitindo tomar decisões embasadas em dados e insights relevantes.

A modernização do RH por meio da tecnologia não apenas otimiza a gestão de pessoas, mas também impulsiona o alinhamento com os resultados da empresa. Essa nova abordagem proporciona um ambiente organizacional mais eficiente, colaborativo e orientado para o sucesso, permitindo que o RH exerça seu papel como um verdadeiro parceiro estratégico na busca pelo crescimento e excelência empresarial.

Você já imaginou como seria a rotina do seu RH se ele fosse totalmente digital? Para experimentar essa realidade e conectar-se ao futuro do setor, entre em contato com a You Senior. 

Até o próximo post!

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