Como ter uma equipe de alto desempenho com uma gestão estratégica?
Como formar uma equipe de alto desempenho?
Essas são questões que estão no rol de preocupações de qualquer empresa. A formação e a gestão de equipes de trabalho com base em uma visão estratégica vêm sendo apontadas como as ações organizacionais mais importantes para as empresas nos dias de hoje.
Essa concepção passa pelo reconhecimento da centralidade que o capital humano tem para as organizações, constituindo-se como um dos mais preciosos elementos para o sucesso.
O conceito de “alto desempenho” referido no título deste artigo e nas questões elencadas de início é um dos aspectos que determinam o crescimento de uma empresa.
Se a competência é uma premissa básica, já esperada em todos os perfis de trabalhadores, o alto desempenho é um diferencial competitivo que consiste em formar um grupo de indivíduos que, por meio do trabalho conjunto, atingem resultados acima do esperado por uma dada organização.
Tais equipes são caracterizadas pela motivação, pelo foco nos objetivos estabelecidos e por uma busca constante por excelência no desenvolvimento das atividades. Mas para alcançar esse patamar são necessários um acompanhamento e uma avaliação cuidadosa desses recursos humanos. Cabe ao gestor não só cobrar resultados, mas também dar as condições e as ferramentas necessárias para o progresso.
Para isso, o gestor de Recursos Humanos pode felizmente contar com a ajuda da tecnologia. No post de hoje, como isso pode ser feito ao apresentarmos algumas das principais funcionalidades do módulo Gestão de Desempenho da Senior, parceira da You Senior.
Saiba como esse módulo simplifica a execução de processos tão essenciais quanto a avaliação de resultados e a avaliação por competências. Vem com a gente!
Objetivos do módulo de Gestão de Desempenho
Na You Senior, entendemos que é com uma gestão bem planejada que o acompanhamento contínuo da atuação dos colaboradores é realizado com êxito, levando em conta os objetivos da empresa e os resultados alcançados.
A gestão de desempenho é, portanto, um excelente instrumento de motivação e de construção de equipes de alto desempenho, que pode oferecer oportunidades para o contínuo aperfeiçoamento e desenvolvimento dos profissionais.
O módulo de Gestão de Desempenho da Senior dá todas as ferramentas para isso. O seu objetivo é direcionar os objetivos individuais e estratégicos, contribuindo para:
– mensurar o desempenho dos membros da equipe;
– identificar as necessidades de capacitação e de adequação funcional;
– estimular o diálogo e o reconhecimento por meio de feedback;
– contribuir para o desenvolvimento de gestores comprometidos com a evolução das equipes.
No módulo de Gestão de Desempenho da Senior, é possível acompanhar a evolução de colaboradores por meio de painéis que apresentam gráficos com um resumo das informações mais relevantes para cada papel desempenhado.
Também é possível monitorar avaliações, perfil de competências da organização, resultados alcançados, quantidade e qualidade de objetivos de desenvolvimento e feedbacks.
Vejamos a seguir quais são as ferramentas disponibilizadas para dois processos específicos: avaliação de resultados e avaliação de desempenho.
Avaliação de resultados
O módulo Gestão de Desempenho da Senior ajuda a conduzir a avaliação de resultados. Esta é entendida como parte do processo do planejamento estratégico da gestão de pessoas de uma organização.
Os objetivos da avaliação de resultados são:
– alinhar as metas individuais, das equipes e das áreas aos objetivos estratégicos do negócio;
– acompanhar e desenvolver continuamente os gestores durante a sua trajetória profissional;
– identificar pessoas que não têm resultados satisfatórios e que precisam de plano especial de desenvolvimento;
– identificar as pessoas que estão com um resultado igual ou superior ao que é requerido e as que precisam de um plano de retenção e/ou desenvolvimento;
– consolidar a cultura do diálogo nas equipes da organização;
– incentivar a melhoria contínua;
– fornecer dados para subsidiar processos de promoções e adequações salariais.
Com as funcionalidades do módulo em questão, um gestor pode:
– definir e acompanhar metas de avaliação;
– parametrizar cada ciclo de avaliação, ou seja, definir os parâmetros que permitirão verificar se as metas foram ou não alcançadas;
– estabelecer e acompanhar o calendário de avaliações;
– enviar notificações referentes à avaliação de resultados.
Avaliação por competências
A avaliação por competências é uma das ferramentas do módulo Gestão do Desempenho que permite enumerar os conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para a ocupação de um determinado cargo. Uma avaliação por competências pode ser:
– com focos — subordinado, autoavaliação, consenso ou completa (360°);
– contínua — usando comentários;
– com perguntas — questionário com perguntas qualitativas.
O resultado é a identificação dos gaps de competências e a proficiência atingida pelo avaliado. Esse resultado corresponde ao percentual obtido em cada uma das competências avaliadas.
Os objetivos da avaliação por competências são:
– identificar se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma organização está alinhado ao perfil exigido pelos cargos nela existentes;
– mensurar o aproveitamento do potencial de cada funcionário;
– verificar quais competências precisam ser desenvolvidas e quais são os pontos fortes que o avaliado possui.
Com as funcionalidades do módulo em questão, um gestor pode:
– cadastrar os dados e critérios essenciais que permitirão proceder à avaliação de competências;
– avaliar as competências usando foco, comentários e perguntas (questionário);
– atribuir a responsabilidade pela avaliação por competências;
– enviar notificações e acompanhar todo o processo.
A avaliação por competências é baseada na comparação entre os resultados previstos e realizados, tendo como parâmetro os indicadores de desempenho definidos.
Tenha uma gestão estratégica em sua empresa
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