[email protected]

Colaborador em frente ao computador segurando documentos e avaliando gráfico ao fazer uma gestão de compras eficiente

29 de maio de 2023

Potencialize sua economia empresarial com a gestão de compras

Ter um controle detalhado das contas de uma organização não é tarefa simples na gestão empresarial. E as dificuldades aumentam na proporção do tamanho dos negócios.

Um dos gargalos dessa falta de controle pode estar na ausência de planejamento da gestão de compras.

O setor de compras é uma área extremamente estratégica para as empresas. Se há uma questão que podemos afirmar é o quanto comprar na hora certa ajuda a vender.

Seja na área de suprimentos para as indústrias ou na de produtos para o varejo, as melhores escolhas fazem com que a venda aos clientes seja facilitada.

Por isso, confira como tornar a gestão de compras da sua empresa mais eficiente.

 

Gestão de compras nas empresas é uma necessidade

Primeiramente, é necessário entender quais os principais objetivos da área de compras da sua empresa. Trouxemos aqui uma lista para você conferir alguns deles.

  1. Garantir um bom abastecimento de materiais na empresa;
  2. Realizar compras com boas condições aos negócios;
  3. Organizar processos de compra para redução de custo;
  4. Padronizar a qualidade de produtos adquiridos;
  5. Analisar custo-benefício de compras e oportunidades;
  6. Fortalecer parcerias e relacionamento com fornecedores;
  7. Realizar pesquisa de novas soluções oferecidas pelo mercado.

Bom, diante de tantas responsabilidades, é difícil negar a relevância da área. E a gestão de compras é, além de uma necessidade, uma estratégia de negócios. Afinal, a eficiência da sua empresa como um todo depende da atuação estratégica desse setor.

Como a cadeia de suprimentos do seu negócio depende de compras, acabou a história desse setor ficar afastado das demais áreas.

A gestão integral e harmoniosa de uma empresa exige que os compradores colaborem com a tomada de decisões, apresentando dados e estratégias de atuação frente à importância que representam.

 

A retenção dos clientes depende da área de compras

A pergunta que não quer calar seria: o que compras tem a ver com vendas? Tudo!

Se não há produtos, não há vendas. E mesmo que seja uma falta temporária, saiba que para alguns clientes ela é suficiente para repensar acordos comerciais.

A ausência de um produto representa a possibilidade de conhecer a sua concorrência. Uma vez que isso aconteça, pode ser que não surja uma oportunidade de trazer esse cliente de volta ao seu negócio.

E como as relações comerciais são muito voláteis, vale exagerar pelo zelo e não pela ausência dele.

Busque manter relações fortes com fornecedores, analise estoques e mantenha essas informações alinhadas para fazer boas compras. Logo, a dica novamente é “faça gestão de compras” na sua empresa.

 

Como reduzir os custos ao comprar para empresas?

Algumas boas práticas de gestão de compras permitem que se reduza custos operacionais e que economias aconteçam nas empresas.

Essas ações podem evitar gastos e também aumentar a lucratividade da empresa, garantindo boas margens de lucros com negociações exclusivas no mercado.

Conheça ações interessantes de se aplicar nas empresas quando o assunto é compras:

 

  • Ter controle de estoque para ter real previsibilidade de movimentação, conhecimento da necessidade de compras e quantidades claras de itens a negociar. Com esses dados, é possível realizar compras estratégicas otimizando preços, espaço de armazenamento, abastecimento e vendas aos clientes.
  • Analisar o mercado e observar mudanças e tendências, seja de falta de produtos/insumos até de redução deles, novos produtos e soluções também entram nessa análise que impacta diretamente na redução de custos da área de compras.
  • Manter uma ampla carteira de fornecedores é indispensável para garantir melhores soluções, condições e evitar a falta de estoque na sua empresa. É preciso lembrar que nem sempre o mais barato é a melhor opção.
  • Comprar em grande quantidade é uma das grandes barganhas da área de compras. Geralmente, a grande quantidade está associada diretamente com condições especiais, preço mais baixo e outras questões positivas.

 

Bom, gostou dessas dicas para controle e redução de custos? Caso você ainda não tenha colocado em prática alguma delas, saiba que o melhor momento para começar é agora.

Quanto antes a prática for iniciada, antes se terá resultados na área de gestão de compras. E se você precisar de algum auxílio nesse controle, saiba que há diversas soluções em sistemas para gestão, controle e análise de compras.

 

Gestão de Compras com a You Senior

A You Senior é uma representante autorizada Senior e disponibiliza a solução completa de Gestão Empresarial | ERP, incluindo a área de compras. Confira todos os módulos desta solução:

  • mercado;
  • suprimentos;
  • finanças;
  • controladoria;
  • manufatura;
  • custos;
  • serviços;
  • qualidade;
  • documentos eletrônicos.

Ficou interessado e quer saber um pouco mais? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma demonstração. A You Senior tem a melhor solução para o seu negócio.

You Senior – gestão completa

contato

Gostaria de mais informações sobre nossos produtos?

Preencha seus dados e deixe sua mensagem! Nossos especialistas retornarão assim que possível.