Ter um controle detalhado das contas de uma organização não é tarefa simples na gestão empresarial. E as dificuldades aumentam na proporção do tamanho dos negócios.
Um dos gargalos dessa falta de controle pode estar na ausência de planejamento da gestão de compras.
O setor de compras é uma área extremamente estratégica para as empresas. Se há uma questão que podemos afirmar é o quanto comprar na hora certa ajuda a vender.
Seja na área de suprimentos para as indústrias ou na de produtos para o varejo, as melhores escolhas fazem com que a venda aos clientes seja facilitada.
Por isso, confira como tornar a gestão de compras da sua empresa mais eficiente.
Gestão de compras nas empresas é uma necessidade
Primeiramente, é necessário entender quais os principais objetivos da área de compras da sua empresa. Trouxemos aqui uma lista para você conferir alguns deles.
- Garantir um bom abastecimento de materiais na empresa;
- Realizar compras com boas condições aos negócios;
- Organizar processos de compra para redução de custo;
- Padronizar a qualidade de produtos adquiridos;
- Analisar custo-benefício de compras e oportunidades;
- Fortalecer parcerias e relacionamento com fornecedores;
- Realizar pesquisa de novas soluções oferecidas pelo mercado.
Bom, diante de tantas responsabilidades, é difícil negar a relevância da área. E a gestão de compras é, além de uma necessidade, uma estratégia de negócios. Afinal, a eficiência da sua empresa como um todo depende da atuação estratégica desse setor.
Como a cadeia de suprimentos do seu negócio depende de compras, acabou a história desse setor ficar afastado das demais áreas.
A gestão integral e harmoniosa de uma empresa exige que os compradores colaborem com a tomada de decisões, apresentando dados e estratégias de atuação frente à importância que representam.
A retenção dos clientes depende da área de compras
A pergunta que não quer calar seria: o que compras tem a ver com vendas? Tudo!
Se não há produtos, não há vendas. E mesmo que seja uma falta temporária, saiba que para alguns clientes ela é suficiente para repensar acordos comerciais.
A ausência de um produto representa a possibilidade de conhecer a sua concorrência. Uma vez que isso aconteça, pode ser que não surja uma oportunidade de trazer esse cliente de volta ao seu negócio.
E como as relações comerciais são muito voláteis, vale exagerar pelo zelo e não pela ausência dele.
Busque manter relações fortes com fornecedores, analise estoques e mantenha essas informações alinhadas para fazer boas compras. Logo, a dica novamente é “faça gestão de compras” na sua empresa.
Como reduzir os custos ao comprar para empresas?
Algumas boas práticas de gestão de compras permitem que se reduza custos operacionais e que economias aconteçam nas empresas.
Essas ações podem evitar gastos e também aumentar a lucratividade da empresa, garantindo boas margens de lucros com negociações exclusivas no mercado.
Conheça ações interessantes de se aplicar nas empresas quando o assunto é compras:
- Ter controle de estoque para ter real previsibilidade de movimentação, conhecimento da necessidade de compras e quantidades claras de itens a negociar. Com esses dados, é possível realizar compras estratégicas otimizando preços, espaço de armazenamento, abastecimento e vendas aos clientes.
- Analisar o mercado e observar mudanças e tendências, seja de falta de produtos/insumos até de redução deles, novos produtos e soluções também entram nessa análise que impacta diretamente na redução de custos da área de compras.
- Manter uma ampla carteira de fornecedores é indispensável para garantir melhores soluções, condições e evitar a falta de estoque na sua empresa. É preciso lembrar que nem sempre o mais barato é a melhor opção.
- Comprar em grande quantidade é uma das grandes barganhas da área de compras. Geralmente, a grande quantidade está associada diretamente com condições especiais, preço mais baixo e outras questões positivas.
Bom, gostou dessas dicas para controle e redução de custos? Caso você ainda não tenha colocado em prática alguma delas, saiba que o melhor momento para começar é agora.
Quanto antes a prática for iniciada, antes se terá resultados na área de gestão de compras. E se você precisar de algum auxílio nesse controle, saiba que há diversas soluções em sistemas para gestão, controle e análise de compras.
Gestão de Compras com a You Senior
A You Senior é uma representante autorizada Senior e disponibiliza a solução completa de Gestão Empresarial | ERP, incluindo a área de compras. Confira todos os módulos desta solução:
- mercado;
- suprimentos;
- finanças;
- controladoria;
- manufatura;
- custos;
- serviços;
- qualidade;
- documentos eletrônicos.
Ficou interessado e quer saber um pouco mais? Entre em contato com a nossa equipe e agende uma demonstração. A You Senior tem a melhor solução para o seu negócio.