[email protected]

Colaboradora fazendo análise financeira e calculando a saúde financeira da empresa.

22 de maio de 2023

Melhore a saúde financeira da sua empresa com essas 6 dicas

A saúde financeira de um negócio está diretamente ligada com a sua existência no mercado. As empresas que não se atentam a essa questão tendem a colocar em risco o futuro do empreendimento.

De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham as portas em até 3 anos, sendo que 25% delas fecham por falta de gestão.

E para aqueles que se questionam, a saúde financeira faz parte do processo de gestão empresarial.

Aliás, como citamos, é um dos mais importantes itens por avaliar diferentes dados como vendas, custos, despesas, receitas, impostos e criar previsões sobre o presente e o futuro de uma empresa.

E para ajudar você com a saúde financeira do seu negócio, a You Senior trouxe algumas informações e dicas para você. Confira!

 

Como é feita a gestão financeira empresarial?

A gestão financeira é composta por análises de dados com a intenção de medir o quanto uma organização está se desenvolvendo.

Para validar essa prática, são aplicadas metodologias para observar claramente o cenário atual e projetar o futuro de um negócio.

Em resumo, a gestão acompanha diversas áreas como vendas, receitas, despesas, impostos, contas a pagar e a receber, inadimplências, investimentos e retornos.

Esse acompanhamento define a capacidade que a empresa tem de gerar lucro e cumprir as suas obrigações legais.

Com essas informações, é possível definir estratégias para otimizar resultados ou até para minimizar riscos ou problemas.

 

Confira 6 indicadores que não podem faltar na análise financeira

Vale lembrar que há outros fatores que podem gerar risco de falência para as empresas, no entanto, muitos deles podem surgir de dentro delas. Para essas situações, um bom acompanhamento da saúde financeira é indispensável. Então, confira o que você deve incluir na análise do seu negócio.

 

1 – Custos das operações

Para ter a saúde financeira empresarial em dia é necessário ter um controle exato de todos os custos que o seu negócio tem. E esse é um dos principais problemas que empresas novas no mercado enfrentam, com contas que não param de chegar e falta de controle da operação.

Nessa questão, todos os gastos são contabilizados (os fixos e os variáveis). Monitore separadamente cada um em conjunto com algum espaço temporal como:

  • quinzenal
  • mensal
  • bimestral
  • trimestral
  • semestral
  • anual

Avalie os custos que podem ser reduzidos e faça de forma organizada para não comprometer a saúde financeira da empresa.

 

2 – Inadimplência e endividamento

É necessário avaliar o nível de endividamento da sua empresa, verificando qual a porcentagem de valores utilizados nas operações e investimentos são recursos próprios e quanto disso vem de financiamento ou empréstimos.

Para calcular, é preciso dividir o ativo e o passivo da organização que são dados que estão em um balanço patrimonial.

Já a inadimplência é um indicador que reflete no faturamento da sua empresa. Ele é um indicador que reflete quantos dos seus clientes estão em dívida com você e quais os riscos de não receber os valores.

Esse dado é fundamental para não ter surpresas futuras com falta de valores para cobrir os gastos e compromissos legais.

 

3 – Faturamento empresarial

A falta de controle do faturamento é um dos grandes problemas enfrentados pelas empresas. Não saber quanto de recursos a sua empresa vai receber impacta em um descompasso de planejamento com os custos que possui.

As vendas e outros investimentos aparecem listados neste indicador e ele apresenta como a empresa está. Por meio dele, é possível traçar metas, projetar crescimentos, quedas e comparativos claros de períodos da empresa.

O faturamento permite também ter consciência do desempenho de cada setor da sua empresa e dela como um todo, constatando ou não a eficiência das atividades realizadas.

 

4 – Ticket médio

Um indicador superimportante para qualquer empresa, das pequenas e também das de grande porte. O ticket médio avalia a média de faturamento que cada cliente gera para a sua empresa.

Logo, com ele você consegue ter controle de quantos clientes você precisa ter para um faturamento X e quanto precisa adquirir para aumentar ele.

Além disso, por meio do ticket médio é possível saber se o retorno de trabalho e investimento está sendo bom para a sua empresa.

Lembrando que isso também tem tudo a ver com o tipo de serviço e/ou produto que você oferece!

Você pode ter um ticket médio alto com um número de cliente enxuto ou um ticket médio baixo com um número de clientes alto. Depende muito dos objetivos e estratégias mercadológicas que uma organização decide adotar.

 

5 – Lucratividade do seu negócio

O faturamento é um indicador muito importante, mas o faturamento sem lucro não mantém a saúde financeira de um negócio. Ou seja, não basta que o dinheiro entre, ele precisa pagar as contas e sobrar para de fato ser considerado um valor de lucro.

Esse indicador mostra o quanto uma empresa tem a sua operação sustentável ou não. Essa análise pode ser feita mais a longo ou no mínimo a médio prazo.

Afinal, a curto prazo esse dado pode não refletir a realidade, já que empresas podem começar o ano com uma lucratividade baixa e finalizar esse mesmo ano com uma lucratividade alta.

Há muitos negócios que são alavancados ou freados pela sazonalidade. Diz-se de lojas de sorvetes no inverno do sul do Brasil, por exemplo.

 

6 – Break Even

O Break Even é o ponto de equilíbrio em uma análise financeira. Esse indicador apresenta a partir de qual valor de faturamento uma empresa se iguala ao dos custos (fixos + variáveis).

Com esse indicador, é possível definir se a situação financeira está boa ou se a organização precisa, por exemplo, de um financiamento para capital de giro.

Todo valor acima do ponto de equilíbrio pode ser considerado lucro, mas o que será feito com ele é o que outros dados presentes em uma gestão financeira vão mostrar.

Entre algumas delas está a realização de investimentos para aumentar a lucratividade e reduzir a desvalorização dos valores presentes no caixa da empresa.

 

7 – Bônus: use a tecnologia a seu favor

Use a tecnologia para auxiliar você e a sua equipe a ter os processos da sua empresa sob controle. Afinal, a saúde financeira do seu negócio depende disso!

E para ter um detalhamento maior desses indicadores que listamos aqui, conte com as soluções da You Senior. O nosso sistema de Gestão Empresarial reúne todos os dados e procedimentos administrativos, financeiros, comerciais, industriais e logísticos de uma organização.

Somos uma representante autorizada da Senior e prestamos apoio e suporte na implantação de novos sistemas que auxiliam no controle da saúde financeira da sua empresa.

Nos acompanhem nas nossas redes sociais, estamos no FacebookInstagram e LinkedIn.

You Senior – gestão completa

 

contato

Gostaria de mais informações sobre nossos produtos?

Preencha seus dados e deixe sua mensagem! Nossos especialistas retornarão assim que possível.