A segurança corporativa nem sempre tem o seu devido lugar de destaque garantido nas empresas, mas a ausência dela tem reflexos perceptíveis até aos olhos menos atentos. E aqui nós falamos das ações que vão muito além da vigilância e de uma guarita, pois a segurança de hoje dos negócios envolve também os meios digitais, onde estão armazenados os dados.
Neste caso, criar um ambiente corporativo seguro é essencial para garantir a manutenção das operações de uma empresa, possibilitando um crescimento saudável no mercado.
Já que ao mesmo tempo que essas soluções digitais conectam áreas, elas podem fragilizar a segurança e necessitam de atenção. Para destacar o fato, basta pensar em ter um dado estratégico da sua empresa ao alcance de todos, sem proteção. A chances de mau uso nas ações ou até de vazamentos é gigante. E a falta de segurança digital é um risco que não vale a pena correr.
O que é segurança patrimonial?
Segurança patrimonial é aquela que envolve um conjunto de ações de segurança, a fim de proteger e reduzir perdas do patrimônio de uma organização ao longo do tempo. Entre as principais funções estão a gestão do controle de acessos no ambiente corporativo, que podem ou não envolver o uso de tecnologia, além do trabalho realizado por colaboradores.
E como os acessos às instituições hoje ultrapassam a barreira do físico, é necessário se adaptar ao mercado. Afinal, a maioria das empresas já possuem algum grau de dependência do uso da tecnologia para realizar as suas atividades, sejam elas operacionais e/ou estratégicas.
A segurança, geralmente, não é a primeira prioridade nos ambientes corporativos. Só que a ausência dela reflete de maneira significativa e financeira nos negócios. Logo, investir na implantação desta área em uma empresa é um passo rumo a bons resultados.
Segurança de acessos no ambiente corporativo
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) acendeu mais um sinal de alerta para as empresas. No dia a dia, além dos dados estratégicos, lida-se com dados pessoais de colaboradores, clientes e fornecedores que precisam ser preservados. Conforme está previsto em lei, vazamentos desse tipo de dados ou o uso indevido são passíveis de multas.
Para cumprir as leis, garantir segurança e estabelecer uma boa imagem no mercado, as empresas necessitam do apoio da tecnologia. E, neste caso, os sistemas de gestão e armazenamento de dados permitem um maior controle da organização. Seja através do monitoramento de acessos de dados realizados pelos integrantes da corporação ou para defesa desses dados de ataques hackers.
Além do meio digital que está em evidência, há os tradicionais acessos corporativos que devem ser trabalhados em conjunto com sistemas de gestão de segurança empresarial. Entre eles podemos destacar:
- imagens de câmera de segurança;
- monitoramento de alarmes;
- controle de acessos físicos;
- portaria de acesso de pessoas;
- portaria de acesso de veículos;
- monitoramento de acessos digitais.
No mercado há ferramentas que utilizam a tecnologia a favor dos acessos das empresas, algo essencial para garantir a segurança atual e futura de um negócio. A exemplo disso, tem a Senior, que entrega soluções através de sistemas de gestão da segurança corporativa. Inclusive, o sistema permite integração com outras soluções existentes no mercado, como equipamentos de reconhecimento facial da Intelbras.
Para conhecer essas e outras soluções para a sua empresa, entre em contato com os especialistas da You Senior. Contamos com expertise de mercado em sistemas para segurança patrimonial de bens físicos e digitais, gerenciando o acesso à informação.
Seja qual for o seu ramo de atividade ou o tamanho da sua empresa, saiba que investir em segurança não é despesa; é, sim, investimento.
Por hoje, é tudo. Para receber outras dicas práticas voltadas para a vida das empresas, assine a nossa Newsletter e siga nossas redes sociais agora mesmo. Estamos no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.